‘Aracaju pela Vida’ já realizou mais de 300 atendimentos e ampliará monitoramento através das UBS

Saúde
10/07/2020 16h00

Uma das mais recentes estratégias da Prefeitura de Aracaju para enfrentamento da covid-19 na capital, o projeto ‘Aracaju pela Vida’ possibilitou a ampliação do monitoramento de casos de coronavírus, principalmente nos bairros onde há maior concentração de número de casos pela divisão de população territorial.

E entre 22 de junho [quando foi lançado] e esta sexta-feira, 10, o projeto já realizou mais 300 atendimentos, 114 testes rápidos e 25 RT-PCR. Dos pacientes atendidos em domicílio, apenas um necessitou ser encaminhado para internamento. No cronograma de visitas, as equipes estão atuando nos bairros Soledade, Centro, Santos Dumont, Porto Dantas, Cidade Nova e Industrial.

“São pessoas que podem continuar sendo monitoradas pelas unidades de saúde do território onde elas moram, e dessa forma a gente reduz o agravamento por desconhecimento dos sinais de alerta, de buscar uma unidade de referência ou a urgência, assim como também reduz o número de pessoas com necessidade de utilização de leitos de UTI”, explica a técnica da Rede de Atenção Primária (Reap) e coordenadora do Aracaju pela Vida, Sindaya Belfort.

As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nos mesmos dias e horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, e é feita de acordo com a demanda que chega, através do MonitorAju ou das UBS, avaliando cada caso.

Uma das pacientes a receber a visita da equipe foi a jovem Camila Vitoria de Andrade, residente do Santos Dumont. “Foi muito tranquilo, o médico e a enfermeira que vieram foram muito atenciosos e tiraram todas as dúvidas”, elogiou.

“Como tive a doença, já estava recebendo as ligações do monitoramento, mesmo não apresentando sintomas. Esse atendimento também foi muito bom, porque eles me examinaram e a minha prima, que também testou positivo. Além disso, ainda fizeram exame no meu avô”, afirmou o usuário José Igor da Silva Santos, que recebeu visita da equipe na última quarta-feira, 8.

Capacitando mais equipes
Fundamentada nessa proposta de manter o monitoramento e em paralelo ao trabalho das visitas em domicílio, o projeto iniciou esta semana o ciclo de capacitações com os trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde da capital. O objetivo é fazer com que as equipes das UBS continuem realizando acompanhamento e monitoramento dos usuários até o final dos sintomas ou do período de quarentena.  

O treinamento, que está sendo realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), será ofertado em mais cinco encontros, e contemplarão diversos profissionais da Rede de Atenção Primária da SMS, a exemplo de enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e gerentes das UBS.

“A ideia é apresentar o programa pessoalmente às equipes e discutir os fluxos e processos dele. Porque depois que as equipes do Aracaju pela Vida realizam a visita, quem vai continuar o monitoramento são as equipes de saúde das UBS, e a gente sabe que os casos de pessoas do grupo de risco com covid-19 podem agravar, então esse acompanhamento mais de perto é muito importante”, explica Sindaya.